Se tem uma bebida que combina bem com uma tábua de queijos e as festas de final de ano, é o vinho, não é mesmo?
Separamos dicas que vão te ajudar a saber como harmonizar queijos e vinhos, e fazer bonito na virada do ano.
Queijos de mofo branco como o Brie São Vicente são excelentes para harmonizar com vinhos brancos de corpo médio e acidez intermediária, da casta tipo Chardonnay, ou com vinhos tintos de corpo leve e acidez leve, da casta tipo Pinot Noir.
Queijos azuis como o Gorgonzola São Vicente possuem sabor intenso e marcante, por isso o ideal é que sejam harmonizados com vinhos de sobremesa, do tipo Vinho do Porto.
Queijos semiduros como o Gouda São Vicente são excelentes para harmonizar com vinhos tintos de corpo leve, acidez leve e frutado, da casta tipo Montepulciano
Agora que os queijos e vinhos já foram escolhidos com ajuda dessas dicas, é hora de servir e também te ajudamos a saber o quanto servir e como. Confira!
Para saber a quantidade de garrafas de vinhos que devem ser compradas, utilize como cálculo a média de uma garrafa para cada duas pessoas em uma noite.
Além disso, sirva também água durante toda a noite e não esqueça de lembrar do apetite de seus convidados, na hora de calcular o vinho.
Como dissemos no post anterior, a quantidade ideal de queijo para cada pessoa é cerca de 200 a 250 gramas. É também interessante compor a mesa com outras delicias, como castanhas, frutas, azeitonas.
Os queijos devem ser servidos junto com o seu vinho de harmonização e antes de partir para a próxima, ofereça aos convidados algo para limpar o paladar, como pães e torradas.
Comece sempre pelos queijos mais suaves e depois passe para os mais intensos.
Essas são algumas dicas para deixar a virada do ano ainda mais gostosa para você e seus convidados. Se você tem alguma outra dica, compartilhe conosco.